Índice:

Acerca do 802.11g Wireless Turbo PC Card, PCI Adapter e Access Point

Configuração da rede e planeamento

Instalação do adaptador e configuração para o Windows 98 SE/2000/Me/XP

Utilitários de configuração do 802.11g Wireless Turbo >

Resolução de problemas e Suporte

Glossário

Especificações do produto para o 802.11g Wireless Turbo PC Card e PCI Adapter

Especificações do produto para o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point

Garantia limitada da USRobotics Corporation

Informações sobre Regulamentação

Manual do Utilizador do 802.11g Wireless Turbo PC Card, PCI Adapter e Access Point

Utilitários de configuração do 802.11g Wireless Turbo

Utilitário de Configuração 802.11g Wireless Turbo PC/PCI Network

Utilitário de Configuração 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point

Programa de Configuração da Internet 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point

Configuração Telnet 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point

 

Utilitário de Configuração 802.11g Wireless Turbo PC/PCI Network

A secção que se segue descreve as várias funções do Utilitário de configuração da Rede (Network Configuration Utility). Este utilitário proporciona um acesso rápido a todas as definições do adaptador. As definições de configuração são definidas, por predefinição, nos valores correctos. Apenas os utilizadores avançados deverão alterar qualquer uma das definições que se seguem.

Depois de concluído o processo de instalação, é apresentado um ícone da Ferramenta do Utilitário na barra da tarefas, no lado direito, junto ao relógio. Clique duas vezes no ícone da barra de Início rápido (Quick Launch) para abrir o menu principal da Ferramenta do Utilitário, que proporciona acesso rápido a todas as definições do adaptador. O ícone do Utilitário de Configuração fica colorido para indicar o estado da sua rede sem fios: vermelho para desligada, amarelo para pesquisa e verde para ligada com boa qualidade.

Existem cinco secções no Utilitário de Configuração da LAN: Link Information (informações da ligação), Configuration (configuração), Security (segurança), SiteSurvey (avaliação do site) e About (acerca).

 

Link Information:

A secção Link Information (informações da ligação) apresenta informações acerca da ligação à rede actual. É apresentado o estado da rede, da SSID, da Velocidade de transmissão e do Canal. Existem duas barras de gráficos que representam a Qualidade da ligação e a Força do sinal. Existem também dois gráficos que representam as velocidade de Transmissão e Recepção de dados.

 

Configuration:

Na secção Configuration (configuração) é possível alterar as informações sobre a configuração da rede para o 802.11g Wireless Turbo PC Card ou para o PCI Adapter.

 

Descrição das definições

Seguem-se as explicações de cada definição do adaptador na secção Configuration (configuração).

SSID: SSID (Service Set Identifier - identificador do conjunto de serviços) é o nome exclusivo partilhado por todos os 22 Mbps Wireless PC Cards ou PCI Adapters e 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Points numa rede sem fios. A ID de SS deve ser idêntica para todos os 802.11g Wireless Turbo PC Card ou PCI Adapters e 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Points que p+articipem na mesma rede. A ID de SS é sensível a maiúsculas e não deve exceder 30 caracteres.

Tipo de rede:

  • AdHoc: este modo é utilizado para uma rede simples não-hierárquica. Este tipo de rede permite apenas a partilha de recursos locais entre clientes sem fios sem um Wireless Access Point (Ponto de acesso sem fios).
  • Infrastructure: (infra-estrutura) este modo permite que uma LAN (rede local) sem fios seja integrada numa rede existente, com fios, através de um Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios). As redes de tipo Infrastructure (infra-estrutura) também permitem a navegação entre Wireless Access Points.

Channel: (canal) esta definição especifica o canal 802.11g predefinido utilizado pela LAN sem fios para comunicar. Numa rede Infrastructure (infra-estrutura), os clientes pesquisam todos os canais disponíveis e identificam as ID de SS a que pretendem estabelecer a ligação. Também são fornecidas informações sobre o canal e WEP pelo Access Point.

  • Changing the Channel: (alterar o canal) em redes Infrastructure (infra-estrutura) a selecção do canal é realizada no Access Point. As redes que funcionam apenas no modo Infra-estrutura procuram um canal automaticamente. A tabela que se segue contém as frequências de canais operativos para cada país.
Frequência de canal regulamentar
Channel
Frequência (MHz)
FCC
Canadá
ETSI
Japão
1
2412
X
X
X
2
2417
X
X
X
3
2422
X
X
X
4
2427
X
X
X
5
2432
X
X
X
6
2437
X
X
X
7
2442
X
X
X
8
2447
X
X
X
9
2452
X
X
X
10
2457
X
X
X
11
2465
X
X
X
12
2467
 
 
X
13
2472
 
 
X
14
2484
 
 
 

 


Tx Rate: TX Rate (velocidade de transmissão) selecciona as velocidades de transmissão permitidas dos 802.11g Wireless Turbo PC Cards ou PCI Adapters. Para optimizar o desempenho e o intervalo, a Velocidade de transmissão deve ser definida como Fully Automatic (totalmente automática). Este procedimento ajusta automaticamente a velocidade de transferência para obter o melhor desempenho e o maior intervalo.

Nota: a velocidade de transmissão só ode ser definida se os 802.11g Wireless Turbo PC Cards ou os PCI Adapters se encontrarem no modo Infrastructure (infra-estrutura).

Nota: o Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios) tem de suportar a definição de velocidade de transmissão. Para estabelecer ligação a uma velocidade pretendida, o dispositivo utilizado tem de suportar e estar disponível à mesma velocidade.

Preamble: (preâmbulo) o preâmbulo pode ser definido como Long Preamble (preâmbulo longo) ou Short Preamble (preâmbulo breve).

Power Mode: o modo Power Mode (alimentação) activa ou desactiva as funcionalidades de poupança de energia do seu adaptador sem fios. Quando activado num computador portátil, o modo de poupança de energia pode reduzir o consumo de energia através da placa PC sem fios e prolongar a vida da bateria do seu computador portátil.

Nota: o modo Power Mode (alimentação) está definido por predefinição como Continuous Access Mode (modo de acesso contínuo). Para alterar a definição, seleccione Maximum Power Save (poupança máxima de energia) ou Fast Power Save (poupança rápida de energia) a partir da lista pendente e clique em Apply (aplicar).

 

Security:

(segurança) Dentro desta secção é possível visualizar informações sobre o seu 802.11g Wireless Turbo PC Card ou PCI Adapter.

É possível activar a Data Encryption (encriptação de dados), seleccionando a caixa de verificação na parte superior do ecrã. Se seleccionar esta opção, é necessária a introdução de uma Network Key (palavra-passe de rede). É necessário seleccionar HEX (hexadecimal) ou ASCII no menu pendente Key Format (formato da chave).

É possível alterar o modo de autenticação através da selecção no menu pendente junto a Auth. Mode (modo de autenticação). É possível seleccionar Auto Switch (comutação automática), Open Authentication (autenticação aberta) ou Shared Authentication (autenticação partilhada).

Se activar a encriptação, é necessário seleccionar e introduzir as WEP Network Keys (chaves da rede WEP), de um a quatro e terá de seleccionar o Key Length (comprimento da chave) de 64 bits, 128 bitsou 256 bits.

 

Site Survey:

(avaliação do site) Dentro desta secção é possível visualizar os restantes produtos de funcionamento em rede com os quais é possível estabelecer uma ligação.

Existem duas formas de estabelecer ligação a um produto de funcionamento em rede: seleccionar um produto de funcionamento em rede e clicar em Connect (ligar) ou clicar duas vezes num produto de funcionamento em rede para estabelecer automaticamente a ligação. Clique em Refresh (actualizar) para actualizar as informações apresentadas.

Se clicar em Setting (definir), pode especificar o tipo de rede que o seu produto de rede sem fios procura em primeiro lugar. Se pretender apenas pesquisae outras placas sem fios, seleccione Ad-Hoc Only (só Ad-Hoc). Se pretender pesquisar Access Points ou Wireless Routers no modo Infrastructure (infra-estrutura), seleccione AP Only (só AP) Se pretender pesquisar qualquer tipo de rede sem fios, seleccione Both (ambos) Por defeito, a predefinição é Both (ambos).

 

Na área Profile (perfil), pode criar, remover ou editar as informações dos perfis de funcionamento em rede. Podem ser utilizados diferentes perfis de funcionamento em rede para guardar informações específicas de configuração para diferentes situações ou áreas, eliminando a necessidade de introduzir as informações a cada nova utilização. Se seleccionar um perfil e clicar em Properties (propriedades), pode ver as informações sobre as definições para esse perfil e efectuar as alterações necessárias.

 

About:

(acerca) Dentro desta secção é possível visualizar informações sobre o seu 802.11g Wireless Turbo PC Card ou PCI Adapter.

 

 

 

Utilitário de Configuração 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point

O Utilitário de Configuração do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point conta com sete secções: Link Information, AP Settings, IP Settings, WEP Settings, 802.1X Settings, Tools e MAC Filter Settings. Se efectuar quaisquer alterações às informações sobre configuração no interior de qualquer uma das sete secções, tem de clicar em Apply (aplicar) para que as alterações entrem em funcionamento. Será solicitado a introduzir o seu nome de utilizador e palavra-passe de cada vez que alterar e aplicar uma definição. O nome de utilizador predefinido é admin. Não existe uma palavra-passe predefinida. Se as alterações não forem apresentadas ou se as informações apresentadas não estiverem correctas, clique em Refresh (actualizar) para actualizar as informações apresentadas.

Link Information

(informações sobre a ligação) Dentro da área Status (estado), é possível visualizar informações acerca do AP Name (nome AP), do ESSID (identificador ESS), do IP Address, (endereço IP), do Mac Address (endereço MAC), do Domain (domínio), do Channel (canal) e da WEP Security (segurança WEP).

Na área Available AP (AP disponível), é possível visualizar uma lista de todos os 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Points detectados.

Nota: em qualquer ecrã, é possível clicar duas vezes na lista para obter um dispositivo na área Available AP e o Utilitário de Configuração da Internet é iniciado numa nova janela do motor de busca da Internet.

AP Settings

(definições AP) Dentro da secção AP Settings (definições AP), existem três áreas: Basic Settings (definições básicas), Mode Setting (definição do modo) e Available AP (AP disponível).

Na área Basic Settings (definições básicas), é possível introduzir um ESSID, seleccionar um canal e atribuir um nome ao 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point.

Para a Mode Setting (definição do modo), pode escolher uma das seguintes opções:

Nota: se seleccionar o modo Access Point Client ou o modo Repeater, tem de introduzir o Remote AP MAC Address. Se definir Remote AP MAC Address como um conjunto de zeros, que é a definição genérica, o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point efectua a associação a qualquer cliente disponível.

Modo Access Point (ponto de acesso)


O modo Access Point é utilizado para ligar até 20 clientes sem fios. Se tiver até 20 computadores, cada um equipado com um adaptador sem fios, pode utilizar o modo Access Point para criar uma rede sem fios entre os computadores. Esta é o modo de configuração mais simples para o Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios).

 

 

 

Modo Access Point Client (cliente de ponto de acesso)

O modo Access Point Client é utilizado para ligar quaisquer computadores que não suportem adaptadores sem fios. Através da ligação de um Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios) a cada uma destas máquinas através de Ethernet, o Wireless Access Point pode ser utilizado como um adaptador sem fios. Um bom exemplo seria se tivesse quatro computadores, nem todos utilizando a mesma plataforma operativa: dois utilizando o Windows 2000 com adaptadores sem fios instalados, uma executar o Mac OS9 e o outro com Linux. Se ligasse um Wireless Access Point ao computador com Macintosh, outro ao computador com Linux e um outro para ambos os computadores com Windows e, depois, definisse cada Wireless Access Point no modo Access Point Client, podia ligar em rede e sem fios cada um destes computadores.

Nota: se o seu dispositivo Ethernet ou adaptador de rede não suportar a comutação automática, será necessário um cabo cruzado Ethernet para ligar o Wireless Access Point no modo Access Point Client. Consulte a documentação do seu dispositivo Ethernet ou do seu adapatdor de rede para verificar se suporta a comutação automática. O USRobotics Wireless Turbo Multi-Function Access Point suporta a comutação automática.

Nota: se seleccionar o modo Access Point Client, tem de introduzir o MAC address para o Access Point (ponto de acesso) remoto.

  1. Seleccione Advanced Setting na página HTML.
  2. Clique para seleccionar o Cliente AP.
  3. Introduza o Endereço de Hardware da LAN do Router ou do Access Point a que pretende estabelecer ligação. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.

 

 

Modo Wireless Bridge (ponte sem fios)

O modo Wireless Bridge é utilizado para ligar, sem fios, duas redes locais com fios (LANs). Através da ligação de um Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios) a cada LAN e da selecção do modo Wireless Bridge, os dois Wireless Access Points (pontos de acesso sem fios) comunicam apenas entre si, criando uma ligação segura entre as diferentes redes.

Nota: Se seleccionar o modo Wireless Bridge (ponte sem fios), tem de introduzir o MAC address (endereço MAC) para a ponte sem fios.

  1. Está a ligar através de uma pote dois Access Points (pontos de acesso); referimo-nos a eles como Ponto de Acesso 1 e Ponto de Acesso 2.
  2. No Ponto de Acesso 1, seleccione Advanced Setting na página em HTML.
  3. Clique para seleccionar Wireless Bridge.
  4. Introduza o Endereço de Hardware da LAN para o Ponto de Acesso 2.
  5. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.
  6. No Ponto de Acesso 2, seleccione Advanced Setting na página em HTML.
  7. Clique para seleccionar Wireless Bridge.
  8. Introduza o Endereço de Hardware da LAN do Ponto de Acesso 1.
  9. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.

 

 

Modo Multiple Bridge (ponte múltipla)

O modo Multiple Bridge é semelhante ao modo Wireless Bridge, mas é utilizado quando pretende ligar, sem fios, mais do que duas LANs com fios. Através da ligação de um Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios) a cada LAN e seleccionando o modo Multiple Bridge, os Wireless Access Points múltiplos comunicam apenas entre si, criando uma ligação segura entre as diferentes redes.

  1. Certifique-se de que todos os Access Points (pontos de acesso) a ligar em rede contam com uma configuração semelhante: mesmo canal, mesma ID de SS, mesma modulação e mesma encriptação.
  2. Seleccione Advanced Setting na página HTML.
  3. Clique para seleccionar Multiple Bridge (ponte múltipla).
  4. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.
  5. Depois de os Access Points (pontos de acesso) individuais reiniciarem, ligue-os aos comutadores adequados ou computadores, dependendo da sua implementação.

 

Modo Repeater

Se tiver um cliente sem fios posicionado na sua casa ou no seu escritório e se os sinais de transmissão forem fracos, pode utilizar um 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point para aumentar o sinal de e para os clientes sem fios. Através da colocação do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point entre dois clientes e da selecção do modo Repeater (repetição), o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point preenche a lacuna entre as capacidades de transmissão e transmite quaisquer informações da rede entre os clientes sem fios.

Para utilizar um 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point no modo Repeater, em primeiro lugar., tem de configurar o Access Point (ponto de acesso), utilizando uma ligação Ethernet. Depois de configurar o Access Point (ponto de acesso)( para o modo Repeater, retire a ligação Ethernet, coloque o Access Point na posição adequada e ligue à corrente.

Nota: utilize o cabo Ethernet para configurar o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point no modo Repeater. Depois de configurado, o cabo Ethernet não é utilizado.

  1. Seleccione Advanced Setting na página HTML.
  2. Clique para seleccionar Repeater.
  3. Introduza o Endereço de Hardware da LAN do Router ou do Access Point a partir do qual pretende efectuar a repetição.
  4. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.
  5. Se pretender configurar Pontos de Acesso USR5450 adicionais como dispositivos de repetição, siga as instruções anteriores para cada um, substituindo o endereço MAC da LAN pelo dispositivo a partir do qual pretende efectaur a repetição.

 

Na área Mode Setting (definição de modo) existe ainda o botão Advanced Setting (definição avançada). Aqui terá oito opções, para as quais poderá introduzir informações: Transmission Rates (velocidades de transmissão), Preamble Type (tipo de preâmbulo), SSID Broadcast (difusão SSID), Beacon Interval (intervalo de marcação), RTS Threshold (limite RTS), Fragmentation Threshold (limite de fragmentação), DTIM Interval (intervalo DTIM) e Antenna Selection (selecção de antena).

 

  • Para Transmission Rates (velocidades de transmissão), pode seleccionar 1-2 (Mbps), 1-2-5.5-11 (Mbps), 1-2-5.5-11-22 (Mbps), ou 1-2-5.5-11-22-54 (Mbps).
  • No Preamble Type (tipo de preâmbulo), é possível seleccionar Short Preamble (preâmbulo breve) ou Long Preamble (preâmbulo longo).
  • Em SSID Broadcast (difusão SSID), é possível seleccionar Enable (activar) ou Disable (desactivar). Recomenda-se que seleccione Disable (desactivar) para aumentar a segurança da sua rede e que altere a SSID da predefinição. A SSID é sensível a maiúsculas.

    Nota: se desactivar SSID Broadcast (difusão SSID), as informações correctas devem ser manualmente introduzidas para cada cliente sem fios que precise de estabelecer ligação à sua rede sem fios. Com a SSID Broadcast desactivada, os clientes sem fios não serão capazes de ler e estabelecer uma ligação automática à sua rede.

  • Beacon Interval, RTS Threshold, Fragmentation Threshold e DTIM Interval estão definidos com os valores adequados por predefinição. Só deverão ser reconfigurados por utilizadores avançados. A configuração incorrecta ode limitar gravemente o desempenho do seu dispositivo.
  • Em Antenna Selection (selecção de antena), é possível seleccionar Left Antenna (antena esquerda), Right Antenna (antena direita) ou Diversity Antenna (antena de diversidade).

Depois de concluir a selecção ou introdução de quaisquer informações, clique em OK para voltar ao ecrã principal.

Na área Available AP (AP disponível), é possível visualizar uma lista de todos os 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Points detectados.


IP Settings

Na secção IP Settings (definições IP), é possível seleccionar Fixed IP Address (endereço IP fixo) ou DHCP Client (cliente DHCP).

Se seleccionar DHCP Client (cliente DHCP), estas informações são obtidas automaticamente. O Utilitário de configuração está definido para DHCP Client (cliente DHCP) por predefinição.

Nota: se não estiver ligado a um adaptador ou a um dispositivo que suporte DHCP, o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point não obterá qualquer endereço IP. Sem um Endereço IP, o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point continua a passar tráfego da rede sem fios entre os clientes, mas o utilizador não poderá configurar qualquer uma das definições.

 

Se seleccionar Fixed IP Address (endereço IP fixo), terá de introduzir as seguintes informações: um endereço IP, uma Máscara de sub-rede e um Gateway.

 

Na área Available AP (AP disponível), é possível visualizar uma lista de todos os 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Points detectados.

 

Definições WEP

 

É possível alterar o modo de autenticação através da selecção no menu pendente junto a Auth. Mode (modo de autenticação). É possível seleccionar Auto Switch (comutação automática), Open Authentication (autenticação aberta) ou Shared Authentication (autenticação partilhada).

 

Na secção WEP Settings (definições WEP), é possível activar a Data Encryption (encriptação de dados), seleccionando a caixa de verificação que se encontra no topo do ecrã. É necessário seleccionar HEX (hexadecimal) ou ASCII na janela WEP Key Setting (definição da chave WEP).

 

Também é necessário seleccionar e introduzir de uma a quatro WEP Keys (chaves WEP)e terá de seleccionar o Key Length (comprimento da chave) de 64 bits, 128 bits ou 256 bits.

Na área Available AP (AP disponível), é possível visualizar uma lista de todos os 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Points detectados.

Nota: quando 802.1X está activado no seu Access Point (ponto de acesso), deverá seleccionar uma encriptação máxima WEP de 28 bit. Os clientes Windows que tenham 802.1X activado poderão não tirar vantagens da encriptação WEP de 256 bit.

 

802.1X Settings

Na área 802.1X Settings, é possível configurar as funções do 802.1X.

NotA: Se o Utilitário de Configuração detectar um Access Point (ponto de acesso) que não tenha activação 802.1X, é necessário que o firmware nesse Access Point (ponto de acesso) seja actualizado. Para obter a mais recente versão do firmware, visite www.usr.com/support

Nota: se os seus clientes sem fios não se encontrarem numa rede Microsoft, é necessária a activação WEP.

Para activar o 802.1X, seleccione a caixa junto a 802.1X Function.

Em seguida, terá de fornecer as informações para o servidor RADIUS 1. Este é o computador com o qual o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point cria uma ligação segura. É necessário fornecer o Endereço IP do servidor RADIUS. Também é necessário fornecer o número da porta para o servidor RADIUS ou utilizar a predefinição 1812. Em seguida, é necessário fornecer o Endereço IP do computador com o qual está a efectuar a ligação. Em seguida, terá de fornecer o Shared Secret (segredo partilhado). Pode ser uma palavra ou um conjunto de números e será utilizado como forma adicional de segurança. Cada cliente sem fios 802.1X que estabeleça ligação ao 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point tem de ter o segredo partilhado correcto; caso contrário, o Access Point (ponto de acesso) será recusado.

A utilização do servidor RADIUS 2 é opcional. Estes campos são utilizados para a introdução de informações para um servidor de segurança. Se o computador servidor, identificado no servidor RADIUS 1 não estiver a funcionar ou não responder, o servidor RADIUS 2 pode ser utilizado para que continue a ter acesso WLAN.

 

Se activar o 802.1X, terá de seleccionar um Encryption Key Length (comprimento de chave de encriptação). Pode escolher entre 64 bits ou 128 bits. Esta opção determina o nível de encriptação entre o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point e o servidor RADIUS. Não define o nível de encriptação WEP para a WLAN.

 

Terá então de seleccionar a Lifetime (vida útil) da encriptação. Pode escolher entre 5 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 1 hora, 8 horas ou 1 dia. É assim determinada a duração do efeito da chave de encriptação.

 

Tools

Na área Tools, existem cinco opções: IP Release, IP Renew, Reboot, Reset to Default e Update Firmware.

Se necessitar de libertar o Endereço IP do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point, clique em IP Release (libertar IP).

Se necessitar de renovar o Endereço IP do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point, clique em IP Renew (renovar IP).

Se o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point deixar de responder, clique em Reboot (reiniciar) e o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point é reiniciado.

Se pretender restaurar as predefinições do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point, clique em Reset to Default (repor na predefinição).

Se transferir quaisquer actualizações ao firmware, clique em Update Firmware (actualizar firmware) para implementar a actualização.

Nota: para actualizar o firmware, que usa o TFTP, o Access Point precisa de um endereço IP válido. A transferência não é realizada com um endereço 0.0.0.0.

Clique em Browse (pesquisar) para localizar o ficheiro de novo de firmware de que fez a transferência. Quando localizar o ficheiro, clique em Update (actualizar).

Depois de o firmware estar actualizado, clique em OK.

Nota: se ocorrer um erro na Actualização do Firmware, verifique se tem um endereço IP. Se não tiver um endereço IP, não é possível actualizar o firmware.

MAC Filter Settings

Pode activar ou desactivar o filtro MAC, marcando ou anulando a marcação da caixa de verificação junto à opção MAC Filter Function (função de filtro MAC). Se activar o MAC Filter (filtro MAC), tem de seleccionar Allow (permitir) ou Deny (recusar) para cada entrada criada na Filter List (lista de filtros). Se criar uma entrada e seleccionar Allow (permitir), esse cliente sem fios será autorizado a aceder aos recursos da sua rede sem fios. Se criar uma entrada e seleccionar Deny (recusar), esse cliente sem fios não será autorizado a aceder aos ecursos da sua rede sem fios. Pode remover uma entrada da MAC Filter List (lista de filtros MAC), seleccionando-a e clicando em Clear (limpar) ou pode remover toda a lista, clicando em Clear All (limpar todos). Clique em Apply (aplicar) para guardar as suas alterações.

Nota: antes de clicar em Clear All (limpar todos), certifique-se de que anula a selecção da caixa de verificação MAC Filter Function (função de filtro MAC); caso contrário, recusará o acesso a todos os clientes sem fios da sua rede.

 

 

 

 

Programa de Configuração da Internet 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point

Depois de iniciar o Utilitário de Configuração do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point, anote o endereço IP do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point. Clique duas vezes em Access Point na lista Available AP (AP disponível). Este procedimento inicia o Web Configurator (programa de configuração da Internet) do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point.

Existem sete secções no Programa de Configuração da Internet: Status, Basic Setting, IP Setting, Advanced Setting, Security, 802.1x e Tools. De cada vez que efectuar uma alteração às definições de configuração do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point, tem de clicar em Apply (aplicar) para que as alterações entrem em funcionamento.

Status

Dentro de Status (estado), é possível visualizar as informações actuais sobre a rede para o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point.

 

Na parte inferior do ecrã Status (estado), é possível visualizar os clientes que estão ligados ao 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point. Junto a cada lista de cliente, encontra-se o botão disconnect (desligar). Se clicar em disconnect (desligar), é solicitado a activar a opção de filtro MAC. Avance para o ecrã Security (segurança), clique em Enable (activar) para o filtro MAC e, em seguida, seleccione Only deny PCs with MAC listed below to access device (apenas negar PCS com MAC apresentado por baixo do dispositivo de acesso). Se, em seguida, voltar à página Status (estado) e clicar em disconnect (desligar) para um cliente, o Endereço MAC desse cliente será adicionado à lista de Filtros MAC na página Security (segurança) e esse cliente não terá permissão para aceder à sua rede sem fios. Tem de guardar e aplicar as alterações e, em seguida, reiniciar o seu computador para que as alterações entrem em vigor.

 

Basic Setting

Nesta secção, é possível atribuir um nome ao 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point, introduzir uma ID de SS e seleccionar um canal. É possível escolher uma definição para a chave WEP: Disable (desactivar), 64bits, 128bits ou 256bits. É necessário seleccionar Hex (hexadecimal) ou ASCII no menu pendente Mode (modo) e introduzir as chaves WEP.



Nota: recomenda-se que altere a SSID face à predefinição. A SSID é sensível a maiúsculas.

Nota: recomendamos que altere o nome AP para um "nome conhecido" que ajude a identificar o dispositivo. Exemplo: para um Access Point de de repetição, dê o nome "repetição" ou para um Access Point na sua sala de conferências dê o nome "AP da sala de conferências".

Nota: quando 802.1X está activado no seu Access Point (ponto de acesso), deverá seleccionar uma encriptação máxima WEP de 28 bit. Os clientes Windows que tenham 802.1X activado poderão não tirar vantagens da encriptação WEP de 256 bit.

 

IP Setting

Na secção IP Setting (definição IP) é possível seleccionar Obtain Automatically (obter automaticamente) ou Fixed IP (IP fixo) para o IP da LAN (rede local). Se seleccionar Fixed IP (IP fixo), é necessário introduzir o Address (endereço), a Subnet Mask (máscara de sub-rede) e oGateway. É possível activar ou desactivar o DHCP Server (servidor DHCP) nesta área. Se activar o DHCP Server (servidor DHCP), é necessário introduzir um IP Range (intervalo IP) e um DNS Server (servidor DNS).

Nota: alterar o endereço IP exige que ligue novamente o dispositivo manualmente após o reinício.

Nota: a activação de um servidor DHCP só deverá ser feita conforme necessário. A existência de vários servidores DHCP numa rede que não foi configurada por um administrador por provocar falhas na ligação da rede.

Nota: se não estiver ligado a um adaptador ou a um dispositivo que atribua endereços DHCP, o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point não obtém um endereço IP. Sem um Endereço IP, o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point continua a passar tráfego da rede sem fios entre os clientes, mas o utilizador não poderá configurar qualquer uma das definições.

Advanced Setting

(definição avançada) Só os utilizadores avançados deverão alterar qualquer uma das definições de configuração nesta secção.

Se clicar em Site Survey (pesquisa do site), pode ver os restantes produtos de funcionamento em rede aos quais pode estabelecer ligação.

Para o modo AP, é possível escolher uma das seguintes opções:

Nota: se seleccionar os modos Access Point Client (cliente de ponto de acesso), Bridge (ponte) ou Repeater (repetição), é necessário introduzir o Remote AP MAC Address (endereço MAC do AP remoto). Se definir Remote AP MAC Address como um conjunto de zeros, que é a definição genérica, o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point efectua a associação a qualquer cliente disponível.

Modo Access Point (ponto de acesso)

O modo Access Point é utilizado para ligar até 20 clientes sem fios. Se tiver até 20 computadores, cada um equipado com um adaptador sem fios, pode utilizar o modo Access Point para criar uma rede sem fios entre os computadores. Esta é o modo de configuração mais simples para o Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios).

Nota: a Tecnologia de Aceleração de 100 Mbps só está disponível no modo Access Point.

 

 

Modo Access Point Client (cliente de ponto de acesso)

O modo Access Point Client é utilizado para ligar quaisquer computadores que não suportem adaptadores sem fios. Através da ligação de um Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios) a cada uma destas máquinas através de Ethernet, o Wireless Access Point pode ser utilizado como um adaptador sem fios.

Nota: se o seu dispositivo Ethernet ou adaptador de rede não suportar a comutação automática, será necessário um cabo cruzado Ethernet para ligar o Wireless Access Point no modo Access Point Client. Consulte a documentação do seu dispositivo Ethernet ou do seu adapatdor de rede para verificar se suporta a comutação automática. O USRobotics Wireless Turbo Multi-Function Access Point suporta a comutação automática.

Nota: se seleccionar o modo Access Point Client, tem de introduzir o MAC address para o Access Point (ponto de acesso).

  1. Seleccione Advanced Setting na página HTML.
  2. Clique para seleccionar o Cliente AP.
  3. Introduza o Endereço de Hardware da LAN do Router ou do Access Point a que pretende estabelecer ligação. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.

 

 

Modo Wireless Bridge (ponte sem fios)

O modo Wireless Bridge é utilizado para ligar, sem fios, duas redes locais com fios (LANs). Através da ligação de um Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios) a cada LAN e da selecção do modo Wireless Bridge, os dois Wireless Access Points (pontos de acesso sem fios) comunicam apenas entre si, criando uma ligação segura entre as diferentes redes.

Nota: se seleccionar o modo Wireless Bridge (ponte sem fios), é necessário introduzir um MAC Address (endereço MAC) para a ponte sem fios.

  1. Está a ligar através de uma pote dois Access Points (pontos de acesso); referimo-nos a eles como Ponto de Acesso 1 e Ponto de Acesso 2.
  2. No Ponto de Acesso 1, seleccione Advanced Setting na página em HTML.
  3. Clique para seleccionar Wireless Bridge.
  4. Introduza o Endereço de Hardware da LAN para o Ponto de Acesso 2.
  5. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.
  6. No Ponto de Acesso 2, seleccione Advanced Setting na página em HTML.
  7. Clique para seleccionar Wireless Bridge.
  8. Introduza o Endereço de Hardware da LAN do Ponto de Acesso 1.
  9. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.

 

 

Modo Multiple Bridge (ponte múltipla)

O modo Multiple Bridge é semelhante ao modo Wireless Bridge, mas é utilizado quando pretende ligar, sem fios, mais do que duas LANs com fios. Através da ligação de um Wireless Access Point (ponto de acesso sem fios) a cada LAN e seleccionando o modo Multiple Bridge, os Wireless Access Points múltiplos comunicam apenas entre si, criando uma ligação segura entre as diferentes redes.

  1. Certifique-se de que todos os Access Points (pontos de acesso) a ligar em rede contam com uma configuração semelhante: mesmo canal, mesma ID de SS, mesma modulação e mesma encriptação.
  2. Seleccione Advanced Setting na página HTML.
  3. Clique para seleccionar Multiple Bridge (ponte múltipla).
  4. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.
  5. Depois de os Access Points (pontos de acesso) individuais reiniciarem, ligue-os aos comutadores adequados ou computadores, dependendo da sua implementação.

 

 

Modo Repeater

Se tiver um cliente sem fios posicionado na sua casa ou no seu escritório e se os sinais de transmissão forem fracos, pode utilizar um 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point para aumentar o sinal de e para os clientes sem fios. Através da colocação do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point entre dois clientes e da selecção do modo Repeater (repetição), o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point preenche a lacuna entre as capacidades de transmissão e transmite quaisquer informações da rede entre os clientes sem fios.

Para utilizar um 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point no modo Repeater, em primeiro lugar., tem de configurar o Access Point (ponto de acesso), utilizando uma ligação Ethernet. Ligue o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point a um computador, utilizando um cabo Ethernet. Inicie o Utilitário de Configuração ou o Programa de Configuração da Internet. Seleccione Repeater (repetição) como o Modo AP, introduza as informações necessárias e guarde as suas alterações.

Depois de configurar o Access Point (ponto de acesso)( para o modo Repeater, retire a ligação Ethernet, coloque o Access Point na posição adequada e ligue à corrente.

Nota: não ligue quaisquer cabos Ethernet depois de configurar o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point e de utilizá-lo no modo Repeater (repetição).

  1. Seleccione Advanced Setting na página HTML.
  2. Clique para seleccionar Repeater.
  3. Introduza o Endereço de Hardware da LAN do Router ou do Access Point a partir do qual pretende efectuar a repetição.
  4. Clique em Apply (aplicar) na parte inferior do ecrã.
  5. Se pretender configurar Pontos de Acesso USR5450 adicionais como dispositivos de repetição, siga as instruções anteriores para cada um, substituindo o endereço MAC da LAN pelo dispositivo a partir do qual pretende efectaur a repetição.

 

São fornecidas informações para Beacon Interval, RTS Threshold, Fragmentation Threshold e DTIM Interval e configuradas de modo a atingir um desempenho adequado. Só os utilizadores avançados deverão alterar estas informações.

Para Transmission Rates (velocidades de transmissão) é possível seleccionar: 1-2 (Mbps), 1-2-5.5-11 (Mbps), ou 1-2-5.5-11-22 (Mbps), ou 1-2-5.5-11-22-54 (Mbps).

Em Authentication Type (tipo de autenticação), é possível seleccionar Open System (sistema aberto), Shared Key (chave partilhada) ou Both (ambos). O Tipo de Autenticação permite determinar os clientes têm autorização para estabelecer ligação à sua rede sem fios. Com Open System (sistema aberto), quaisquer clientes sem fios que pretendam estabelecer ligação têm de seleccionar esta opção. Com Shared Key (chave partilhada), quaisquer clientes sem fios que pretendam estabelecer ligação têm de conhecer a chave secreta para acederem à rede.

Em Preamble Type (tipo de preâmbulo), é possível seleccionar Short Preamble (preâmbulo breve) ou Long Preamble (preâmbulo longo). Se se encontrar numa área em que exista muito tráfego na rede, deverá seleccionar Long Preamble (preâmbulo longo). Se se encontrar numa área em que não exista muito tráfego de rede e se predtender um desempenho mais rápido, deverá seleccionar Short Preamble (preâmbulo curto).

Em Basic Rate (velocidade básica), pode seleccionar 1-2 (Mbps), 1-2-5.5-11 (Mbps), ou 1-2-5.5-11-22 (Mbps), ou 1-2-5.5-11-22-54 (Mbps).

Em Antenna Selection (selecção de antena), é possível seleccionar Left Antenna (antena esquerda), Right Antenna (antena direita) ou Diversity Antenna (antena de diversidade).

Em SSID Broadcast (difusão SSID), é possível seleccionar Enable (activar) ou Disable (desactivar). Recomenda-se que seleccione Disable (desactivar) para aumentar a segurança da sua rede e que altere a SSID da predefinição. A SSID é sensível a maiúsculas.

Nota: Se desactivar SSID Broadcast (difusão SSID), as informações correctas têm de ser introduzidas manualmente para cada cliente sem fios que precise de estabelecer ligação à sua rede sem fios. Com a SSID Broadcast desactivada, os clientes sem fios não serão capazes de ler e estabelecer uma ligação automática à sua rede.

 

Security

Dentro da secção Security (segurança), é possível alterar as informações de segurança para o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point.

É possível introduzir um Administrator ID (ID de administrador) e uma Password (palavra-passe). Se criar estes elementos, tem de clicar em Apply (aplicar) para que as definições entrem em funcionamento.

É possível seleccionar Enable (activar) ou Disable (desactivar) para o filtro MAC. Se activar o filtro MAC, é possível introduzir os endereços MAC para os computadores que não pretende ligar ao 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point.

 

802.1x

Na área 802.1x Settings, é possível configurar as funções do 802.1x.

Nota: se os seus clientes sem fios não se encontrarem numa rede Microsoft, é necessária a activação WEP.

Seleccione Enabled (activado) para activar as funções do 802.1x. Seleccione Disabled (desactivado) para desactivá-las.

 

Se activar o 802.1X, terá de seleccionar um Encryption Key Length (comprimento de chave de encriptação). Pode escolher entre 64 bits ou 128 bits. Esta opção determina o nível de encriptação entre o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point e o servidor RADIUS. Não define o nível de encriptação para a WLAN.

Terá então de seleccionar a Lifetime (vida útil) da encriptação. Pode escolher entre 5 minutos, 15 minutos, 30 minutos, 1 hora, 8 horas ou 1 dia. É assim determinada a duração do efeito da chave de encriptação.

 

Em seguida, terá de fornecer as informações para o servidor RADIUS 1. Este é o computador com o qual o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point cria uma ligação segura. É necessário fornecer o Endereço IP do servidor RADIUS. Também é necessário fornecer o número da porta para o servidor RADIUS ou utilizar a predefinição 1812. Em seguida, terá de fornecer o Shared Secret (segredo partilhado). Pode ser uma palavra ou um conjunto de números e será utilizado como forma adicional de segurança. Cada cliente sem fios 802.1X que estabeleça ligação ao 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point tem de ter o segredo partilhado correcto; caso contrário, o Access Point (ponto de acesso) será recusado.

A utilização do servidor RADIUS 2 é opcional. Estes campos são utilizados para a introdução de informações para um servidor de segurança. Se o computador servidor, identificado no servidor RADIUS 1 não estiver a funcionar ou não responder, o servidor RADIUS 2 pode ser utilizado para que continue a ter acesso WLAN.

 

Tools

Dentro da secção Tools (ferramentas), é possível guardar as definições para o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point, clicando em Backup (cópia de segurança).

Se pretender restaurar as predefinições do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point, clique em Default (predefinição).

Se o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point deixar de responder, clique em Reboot (reiniciar) e o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point é reiniciado.

Se alterar as suas definições e pretender recuperar as definições guardadas, clique em Browse (pesquisar) para localizar o ficheiro guardado. Depois de localizar o ficheiro guardado, clique em Restore (restaurar).

Se tiver sido disponibilizada uma nova versão de firmware e se tiver feito a respectiva transferência, clique em Browse (pesquisar), junto a Firmware Upgrade (actualização de firmware), para localizar o ficheiro correcto. Depois de localizar o ficheiro, clique em Upgrade (actualizar) para implementar o novo firmware.


 

 

Configuração Telnet 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point

Outra opção para configura o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point consiste em utilizar a Configuração Telnet.

Pode aceder ao ecrã da Configuração Telnet a partir de uma janela de comandos. Clique em Iniciar e, em seguida, em Executar. Na caixa de diálogo Executar, os utilizadores de Windows 95, 98 e Me deverão escrever command e clicar em OK. Os utilizadores de Windows NT, 2000 e XP deverão escrever cmd e clicar em OK.

Quando for apresentada a janela de comandos, escreva Telnet e o endereço IP do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point e prima ENTER. Em seguida, é solicitada a introdução de uma palavra-passe; introduza a palavra-passe do Access Point e prima ENTER. Abre-se assim o menu da Configuração Telnet.

Em cada linha, no interior de cada menu, existem parâmetros configuráveis com o valor actual do parâmetro ou itens do sub-menu. Todos os itens contam com uma descrição, descrevendo as respectivas funções. Por exemplo, "state" é um item do sub-menu e "passwd" é um parâmetro configurável. Se escrever o nome do sub-menu é transportado para esse sub-menu. Escrever um parâmetro configurável leva-o a um argumento e à definição de um valor para esse argumento.

Depois de concluir a actualização da sua configuração, tem de escrever save (guardar) e premir ENTER para que as definições entrem em vigor. Escrever save (guardar) também faz com que o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point seja reiniciado. Se efectuar quaisquer alterações e decidir que não pretende guardá-las, escreva exit (sair) para terminar a ligação à Configuração Telnet. Em cada opção também pode escrever back para voltar ao ecrã anterior ou main para voltar ao ecrã principal.

Nota: se o dispositivo for reiniciado, a sessão Telnet é desligada. Terá então de ligar manualmente o dispositivo.

Neste menu existem cinco opções: state, setup, passwd, default e exit. Em cada menu, junto às opções, encontram-se os valores actuais das configurações e definições do tipo de opção e, se aplicável, as suas opções para as definições.

State

Na linha de comandos, escreva state e prima ENTER para ver esta secção. Nesta secção pode ver informações actuais sobre a ligação do seu 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point.

Setup

Na linha de comandos, escreva setup e prima ENTER para ver esta secção. Nesta secção, existem oito opções: lansetup, wireless, advance, security, 802.1x, snmp, back e main.

Lansetup

Na linha de comandos, escreva lansetup e prima ENTER para ver as opções da rede local. As suas opções são conntype, ip, mask, gateway, dhcpsrv e interface.

Wireless

Na linha de comandos, escreva wireless e prima ENTER para ver as opções da rede sem fios. Estas opções incluem wlaenable, ap_name, ssid, channel, dynamic e wep.

Advance

Na linha de comandos, escreva advance e prima ENTER para ver as opções de rede avançadas. Estas opções incluem ap_mode, beacon, rts, fragment, dtin, auth_type, preamble, supported_rate, power_control, antenna, ssid_broadcast e 4x_mode.

Security

Na linha de comandos, escreva security e prima ENTER para ver as opções de segurança da rede. Estas opções incluem filter, action, list1, list2, list3, list4 e list5.

802.1x

Na linha de comandos, escreva 802.1x e prima ENTER para ver as opções do 802.1X da rede. Estas opções incluem enable, key length, lifetime, ip1, port1, secret1, ip2, port2 e secret2.

SNMP

Na linhas de comandos, escreva snmp e prima ENTER para ver as opções de snmp da rede. Estas opções incluem enable, location, contact, community, trap1, trap2 e trap3.

Passwd

Na linha de comandos, escreva passwd, escreva a sua nova palavra-passe e prima ENTER para alterar a palavra-passe do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point.

Default

Na linha de comandos, escreva default e prima ENTER para restaurar as definições de fábrica do 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point. Depois de restauradas as definições de fábrica, o 802.11g Wireless Turbo Multi-function Access Point é reiniciado.

 

 


 



USRobotics USRobotics