USRobotics
       

Índice:

Sumário

Instalação do EasyConfigurator

Funções Avançadas do EasyConfigurator

Interface do Utilizador da Internet

Descrição das Funções da Porta de Ligação

Casos Práticos

Desinstalação com o EasyConfigurator

Apêndice

Resolução de Problemas

Glossário

Informações sobre Regulamentação

Garantia

Manual do Utilizador da
U. S. Robotics SureConnect ADSL Wireless Gateway


Windows 95, 98, NT 4.0, Me, 2000, XP
Macintosh e Linux

Notas Acerca das Característica do Router

Firewall - Inspecção de estado

A USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway proporciona uma inspecção de estado do firewall para a detecção de intrusões. A USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway localiza todos os pacotes originários da LAN e regista o par de endereços de cada ligação e os pares de portas TCP/UDP. Ao receber pacotes TCP/UDP do lado da rede alargada (WAN), os endereços IP e os números das portas têm de corresponder aos registos de localização. Caso contrário, o pacote é ignorado pela porta de ligação ADSL.

Para os pacotes ICMP, apenas os pacotes de pedidos ICMP de saída originários da LAN podem ser reencaminhados para a WAN e os respectivos pacotes de resposta ICMP do lado da WAN podem entrar na LAN. Por exemplo, pode efectuar um procedimento ping a qualquer dispositivo no lado da rede alargada (WAN) a partir de um computador no lado da rede local (LAN), mas não pode efectuar um procedimento ping ao USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway nem a qualquer dispositivo LAN a partir do lado da WAN.

Da mesma forma, os pacotes ICMP redireccionados nunca têm permissão de entrada, uma vez que podem ser utilizados para reencaminhar o tráfego através de máquinas piratas. A única excepção às anteriores regras do firewall ocorrem quando o acesso de assistência técnica remota é explicitamente autorizado pelo utilizador local—a USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway responde aos pacotes de pedidos ping e permite o acesso remoto à Interface do Utilizador da Internet da USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway O firewall do USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway também impede o ataque LAND e o golpe SYN.

Golpes SYN - o firewall do USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway abandona todos os pedidos TCP SYN não solicitados vindos da rede alargada (WAN). Ataques Land - este ataque força a máquina-vítima a entrar num ciclo interminável. O firewall do USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway pode impedir estes ataques, impedindo a entrada a quaisquer pacotes com o mesmo endereço de origem e destino.

Segurança - Contas de Acesso Local e Remoto

  • A Interface do Utilizador da Internet (WUI) da USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway oferece uma conta de administração local, uma conta de utilizador local não administrativa e uma conta de utilizador de assistência técnica remota com protecção por palavra-passe. A conta de assistência técnica remota permite ao utilizador administrativo local autorizar explicitamente que um técnico remoto aceda à Interface do Utilizador da USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway, permitindo-lhe que envie um pacote de resposta ping.
  • O acesso de assistência remota não funciona no modo de ponte, uma vez que não existe um endereço IP público atribuído à porta de ligação.
  • O utilizador de assistência técnica remota pode ler/escrever a configuração, mas não pode alterar a segurança. Quando a segurança de acesso remoto é activada por uma conta admin local, o utilizador remoto pode aceder ao router via telnet ou através de um browser a partir da rede alargada (WAN), mas não a partir da rede local (LAN). O nome de utilizador da conta é "support" e a palavra-passe predefinida é "support".
  • O comprimento máximo para o nome de utilizador e para a palavra-passe é de 15 caracteres.

DHCP Server (servidor DHCP)

A USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway oferece um serviço de servidor de DHCP através da interface de rede local quando o modo de funcionamento da rede está definido como PPPoE, PPPoA, MER ou IPoA. Quando activado, o servidor de DHCP responde aos pacotes de pedido de DHCP a partir da rede local (LAN) e atribui:

  • Um endereço IP não utilizado dentro do intervalo de endereços IP início-fim, configurado pelo utilizador para o dispositivo de rede local.

  • O endereço IP da interface da rede local da porta de ligação ADSL como o endereço principal do servidor DNS para o dispositivo de rede local. A porta de ligação ADSL executa o relé DNS entre o dispositivo de rede local e o servidor real de DNS no local do fornecedor de serviços remoto.

  • O endereço IP da interface de rede local da porta de ligação ADSL com a porta de ligação predefinida para o dispositivo de rede local.

DHCP Client (cliente DHCP)

A USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway oferece um serviço de cliente de DHCP que funciona no modo de funcionamento de rede MER. Se activado, o cliente DHCP pede o endereço IP da interface da rede alargada, os endereços IP, principal e secundário, do servidor de DNS e a porta de ligação predefinida do servidor DHCP no local do fornecedor de serviços. Se a função de cliente DHCP estiver desactivada, o utilizador tem de configurar manualmente o endereço IP da rede alargada, os endereços do servidor de DNS e a porta de ligação predefinida.

 

DNS Relay (relé DNS)

A USRobotics SureConnect ADSL Wireless Gateway oferece um serviço de relé de DNS apenas quando a função NAPT está activada. Os pacotes de perguntas DNS recebidos a partir dos dispositivos da rede local serão encaminhados para o servidor de DNS principal no local remoto e vice-versa; os pacotes de respostas DNS recebidos a partir do servidor DNS remoto voltam ao dispositivo de rede local.